Adolescência: Um estudo sobre a erotização sob a influência da moda e dança
Henrique Larenas Faria
Mariana Arruda Ganciar
São Paulo
Adolescência: Um estudo sobre a erotização sob a influência da moda e dança
São Paulo
2010
SUMÁRIO
1. Introdução 5
1.1 Apresentação do tema 0
1.2 Contextualização teórica 0
1.3 Metodologia 0
2. Sexualidade 16
3. Erotização 23
4. Adolescência 28
5. Entrevista e Análise 35
6. Considerações Finais 00
7. Bibliografia 00
8. Anexos 00
1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação do tema
A sexualidade é um tema que envolve todo o ser humano, é um assunto que provoca curiosidade e permeia todas as conversas, já foi reprimida e julgada como imprópria e não digna. Hoje em dia muitos mantêm a mesma visão, mas cada vez mais ela está sendo escancarada através das mídias. Este estudo busca entender de que maneira as meninas na fase da adolescência se identificam com a moda e a música, e como essa identificação influencia na construção da sua sexualidade e erotização.
Percebe-se que hoje em dia as adolescentes estão buscando cada vez mais se enquadrar nos padrões de beleza das cantoras apresentados pela mídia através de clipes musicais onde utilizam roupas, músicas e danças para passarem uma mensagem erotizada, Essas cantoras são a inspiração que as adolescentes buscam copiar em seu cotidiano.
Acredita-se que ao entender como essa identificação é feita, como é incorporada na vida das adolescentes, por que determinado estilo de dança, música e roupas são mais copiados, irá ajudar a compreender melhor os comportamentos das adolescentes frente a sua sexualidade e sua erotização.
A sexualidade é um assunto de extrema importância para a sociedade, porém envolve uma série de polêmicas. Na antiga Grécia (97 A.C.), a sexualidade, segundo Ullmann (2005), era