bolcos de fundaçao
O que caracteriza a fundação em blocos é o fato da distribuição de carga para o terreno ser aproximadamente pontual, ou seja, onde houver pilar existirá um bloco de fundação distribuindo a carga do pilar para o solo. Os blocos podem ser construídos de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou armado. Quando um bloco é construído de concreto armado ele recebe o nome de sapata de fundação.
Conforme a NBR 6118/03, item 22.5: “Blocos são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas as cargas de fundação, e podem ser consideradas rígidos ou flexíveis por critério análogo ao definido para as sapatas.”
ABAAAAMeoAE-2
Blocos de Coroamento
Os blocos de coroamento das estacas são elementos maciços de concreto armado que solidarizam as “cabeças”de uma ou um grupo de estacas, distribuindo para ela as cargas dos pilares e dos baldrames.
blocos
Bloco de coroamento. Arquivo pessoal/ Rosi Bizerris
3
Bloco de coroamento. Arquivo pessoal /Rosi Bizerris Os blocos e alicerces são fundações usadas quando há atuação de pequenas cargas. Os blocos são elementos estruturais de grande rigidez, ligados por vigas denominadas “baldrames”, que suportam predominantemente esforços de compressão simples provenientes das cargas dos pilares. Os eventuais esforços de tração são absorvidos pelo próprio material do bloco. Podem ser de concreto simples, alvenarias de tijolos comuns ou mesmo de pedra de mão. Geralmente, usam-se blocos quando a profundidade da camada resistente do solo está entre 0,5 e 1,0 m de profundidade (BRITO,1987).
Alicerces
Os alicerces, também denominados de blocos corridos, são utilizados na construção de pequenas residências e suportam as cargas provenientes das paredes resistentes, podendo ser de concreto, alvenaria ou de pedra.
-Alicerce de tijolos: possui espessuras espessuras de 1 tijolo ou 1 ½ tijolo para paredes de ½ e 1 tijolo, respectivamente.
-Alicerce de pedra: para terrenos úmidos, para grandes cargas,