Dos Estados à Sociedade
O Estado moderno surgiu mais ou menos na segunda metade do século XV com a desintegração do mundo feudal e das relações políticas dominantes na Europa.
Ele se formou com duas oposições das características da Idade Média :
O regionalismo dos feudos e das cidades, este gerava a fragmentação político-administrativo.
O universalismo da Igreja católica (e do sacro Império), que espalhava seu poder ideológico e político sobre diferentes regiões europeias, esse universalismo gerava a ideiao de uma cristandade ocidental. Vencendo os regionalismos e o universalismo medieval, o Estado moderno tinha por objetivo a formação de sociedade nacional.
2- Qual as principais mudanças apresentadas pelo Estado Liberal em relação ao Estado Absoluto Ao contrário do Estado Absolutista que visa o poder absoluto e ilimitado na mão do rei, o Estado Liberal tem os princípios da Revolução Francesa : Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Esse Estado não é anárquico, pois ele visa a intervenção do governo na sociedade, porem minimamente. Seria a limitação do poder, e vemos isso na separação deles, em Judiciário, Legislativo e Executivo. 3 – O que é e como se estrutura o Estado do bem-estar social? Dê exemplos de medidas governamentais pertencentes a este modelo de Estado. Consistia numa política social na qual o Estado era o responsável para atender as demandas da população, regulando serviços, bem como fornecendo à sociedade esses mesmos serviços, como forma de garantir melhor qualidade de vida. O Estado atua ao lado de sindicatos e empresas privadas, atendendo às características de cada país, com o intuito de garantir serviços públicos e proteção à população. Os países europeus foram os primeiros e principais incorporadores do modelo que agradou os defensores da social-democracia. Exemplo de medidas desse Estado é a aposentadoria pelo governo, o seguro-desemprego e outras medidas ofertadas pelo Estado.
4 – O