Estado e sociedade
1 INTRODUÇÃO............................................................................................... 2
2 CONCEITO DE ESTADO E SOCIEDADE................................................. 2
3 FORMAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL COLÔNIA................................ 2
4 AS RELAÇÕES ESTADO-SOCIEDADE..................................................... 3
5 CONCLUSÃO.................................................................................................. 4
6 REFERÊNCIAS.............................................................................................. 4
1.Introdução
A forma Estado no Brasil sempre viveu a política do mudar tudo para que nada mude, a história do país é marcada por transformações sociais que partiram das classes dominantes, o que gerou mudanças nada revolucionárias, não possibilitando alterações do poder. Mas ainda hoje no Brasil se faz presente o uso do Estado como instrumento das classes dominantes.
Partindo de uma ideia marxista, o Estado é um órgão de dominação de classes, um órgão de submissão de uma classe por outra, é a criação de uma ordem que legalize e consolide essa submissão, amortecendo a colisão das classes. Assim sem duvidas o Estado é um órgão de dominação de classes e é um organismo que materializa a cultura de um povo.
O Estado tendo como centro, o poder e a autoridade, é uma das agencias mais importantes de controle social e executa suas funções por meio da lei, apoiando em ultima estancia no uso da força, reserva para si o direito de impor e de obrigar. Qualquer outro uso ou ameaça de força (como de grupos rebeldes) é ilegítimo e será reprimido.
2.Conceito de Estado e Sociedade
Sociedade é um conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço seguindo normas comuns e que são unidas pelo sentimento de grupo. É, na verdade, uma entidade autônoma que emerge da experiência da vida coletiva, possuindo características próprias que transcedem