sociedade e estado
Trataremos neste momento, sobre um assunto em que muitos autores divergem, vez que fazem parte de correntes doutrinárias diferentes, sendo as mais conhecidas, os Mecanicistas e os Organicistas, e, são as duas formulações históricas mais importantes sobre os fundamentos da Sociedade, vez que todo e qualquer conceito que se der de Sociedade, traduzirá na essência as teorias e concepções de uma ou outra corrente.
Antes de iniciarmos os estudos, se faz necessário o conceito das palavras "Sociedade" e da palavra "Estado", vez que é com fundamento nesses conceitos é que poderemos avançar nossos estudos.
Segundo Sanhez Agesta, não há sociedade, termo abstrato e impreciso; Mas sim Sociedades, uma pluralidade de grupos da mais diversa espécie e coesão. Maurras diz que existem Sociedade de Sociedades e não Sociedades de Indivíduos. Porém, o vocábulo Sociedade tem sido empregado como a palavra mais genérica que existe para referir todo o complexo de relações do homem com seus semelhantes.
O Estado como ordem política da Sociedade é conhecido desde a antiguidade aos nossos dias. Todavia nem sempre teve essa denominação, nem tampouco encobriu a mesma realidade.
Abaixo passaremos a aprofundar o assunto com relação às formas de visão das correntes que estudam a Sociedade, bem como as definições de Estado.
A SOCIEDADE NA VISÃO ORGANICISTA
Quando Del Vecchio entende por Sociedade o conjunto de relações mediante as quais vários indivíduos vivem e atuam solidariamente em ordem a formar uma entidade nova e superior, ele demonstra, a posição dos organicistas, sobre o conceito de Sociedade.
Procedentes do tronco milenar da filosofia descendente de Aristóteles e Platão, assinalando o caráter social do homem, afirmando que a natureza fez o homem o ser político, que não pode viver fora da