o estado e a sociedade
O Estado/ Sociedade
1) A Sociedade e o Estado:
Breve Conceito de Sociedade: Sociedade é uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar um objetivo comum. A vida em sociedade implica, necessariamente, uma relação em que os indivíduos convivem e cooperem num mesmo espaço, buscando a realização de fins comuns.
a) Noções sobre Sociedade e suas Teorias:
Para explicar o fenômeno da origem da sociedade, temos duas teorias opostas. Existe a Teoria Da Sociedade Natural, segundo a qual a sociedade seria fruto da própria natureza humana. Ou seja, os homens são levados por uma força natural (um instinto) a viver em sociedade.
Porém, há a teoria oposta, que não acredita nesse “elemento natural”, atribuindo ao fenômeno social tão somente à escolha do homem que opta a viver em sociedade e não isolado. Assim, sustenta que a sociedade é tão-somente a conseqüência de um ato de escolha. Vejamos então um pouco mais sobre cada uma das teorias e seus defensores.
Teoria Da Sociedade Natural
Segundo o professor Ricardo A. M. Fiuza, “o homem é um ser social e tem necessidade de viver junto ao seu próximo”. Em virtude dessa "vocação natural" o indivíduo busca a vida em sociedade.
Dessa forma, o homem possui uma natureza social que o leva a viver em comum com os seus semelhantes. Essa é a Teoria Da Sociedade Natural, que, como foi dito, é uma das teorias que buscam explicar a origem das sociedades.
É a que tem maior número de adeptos, dentre eles o fundador da TGE, Aristóteles (século IV a. C) que afirmou “o homem é naturalmente um animal político”. Segundo este, o homem só alcançaria sua perfeição na vida em comum com outros homens (ou seja, em sociedade). Existem ainda outros adeptos dessa teoria, como o romano Cícero, entre outros.
O homem vive em sociedade por um impulso natural, decorrente de seu instinto. Dessa reunião de pessoas se verifica a cooperação, que auxilia o indivíduo a atingir seus objetivos