RESENHA
POLITICA SOCIAL E MÉTODO
SÃO MATEUS 2014
RESENHA
POLITICA SOCIAL E MÉTODO
Trabalho apresentado à disciplina Políticas Sociais Públicas do Curso de Serviço Social, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.
SÃO MATEUS
2014
RESENHA
O capitulo inicia-se colocando em discussão duas correntes da política social, o método e as abordagens. Uma vez que é considerado importante o caminho para começar a pautar uma análise do assunto. Nosso foco é o processo social, ou seja, a política social que é mostrada através das determinações econômicas, publicas e sociais. Onde é escondido por um pensamento onde é necessário quebrá-lo para que seja refeito mais a frente com recursos mais atualizados. Por outro lado há uma visão tanto quanto a anterior, onde se debate a política social não como ela é e sim como é em sua realidade deveria ser. Escondendo como a mesma funciona e cria-se uma alusão presa de como deveria funcionar, com isso impede o conhecimento mais atualizado da política social. Antes de avançar é preciso dar nomes, analisar e expor idéias curtas até onde os pensamentos sociais indicam indagações para averiguações das políticas sociais.
Na perspectiva funcionalista o pai da sociologia afirma que o ponto central de toda ciência é descobrir, e tudo que é atual pode desfazer algumas opiniões formadas, ele quer chegar a algum lugar e daí vemos que o mesmo trata os processos sociais como coisas sem estruturas, mas que, precisam ser observadas com procedimentos parecidos. Estamos falando de um processo de conhecimento, e para entender o mesmo, as autoras sugerem regras que tenham método. O fato social é considerado contaminado e cabe a pesquisa social estudar meios para que as instituições sociais funcionem. O fato social não pode ser mudado apenas por uma simples ordem de vontade. É preciso ter equilíbrio para o ajuste do objeto. As autoras procuram