RESUMO DAS 1A, 2A E 3A SEMANAS GESTACIONAIS
FERTILIZAÇÃO
O desenvolvimento humano começa com a fertilização, o processo durante o qual um gameta masculino se une a um gameta feminino para formar uma célula, o zigoto. Esta célula altamente especializada, totipotente, é o inicio do desenvolvimento do embrião.
O local usual da fertilização é a ampola da tuba uterina, em sua parte mais longa e mais larga, é uma sequencia complexa de “eventos moleculares coordenados” que se inicia com o contato de um espermatozoide com um ovócito e termina com a junção dos cromossomos paternos e maternos na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto, um embrião unicelular.
Fases da fertilização:
Passagem do espermatozoide através da corona radiata, que envolve a zona pelúcida do ovócito;
Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide;
Termino da segunda divisão meiótica do ovócito e formação do pronúcleo feminino;
Formação do pronúcleo masculino;
As membranas dos pronúcleos se dissolvem, os cromossomos se condensam e se dispõem preparando-se para a divisão celular meiótica.
CLIVAGEM DO ZIGOTO
A clivagem (ou segmentação) consiste em repetidas divisões mitóticas do zigoto, o que leva ao rápido aumento do número de células. Estas células, os blastômeros, tornam-se menores a cada divisão de clivagem. Primeiro o zigoto se divide em dois blastômeros; a seguir, estas células se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante.
Depois do estágio de nove células, os blastômeros mudam de forma e se ajustam firmemente uns aos outros, formando uma bola compacta de células, fenômeno conhecido como compactação. Quando há 12 a 15 blastômeros, o ser humano em desenvolvimento é denominado mórula. As células internas da mórula, a massa celular interna, estão envolvidas por uma camada de células achatadas, que formam a camada celular externa, ou troflobasto. A mórula se forma 3 dias apos a fertilização, momento em que ela penetra na cavidade uterina.
FORMAÇÃO DO