Doenças e alergias alimentares
Técnica Dietética II
Turma: NA4 vespertino
Trabalho de Conclusão Técnica Dietética II
Orientadora:
Profª Ana Carolina
Planaltina DF
2013
Introdução
No presente trabalho serão abordadas algumas doenças congênitas e outras que são adquiridas com o passar do tempo, devido a alguns fatores, dentre eles má alimentação, sedentarismo, etc.
Entre as doenças, será dado destaque a Intolerância Alimentar, que ocorre quando o organismo não possui enzimas capazes de absorver os açúcares de determinados alimentos que são ingeridos.
Diabetes Mellitus, Fenilcetonúria e Hipertensão Arterial também farão parte do trabalho. Será apresentado os principais sinais e sintomas das patologias, como se faz o diagnóstico e o tratamento. Além de instruções dietoterápicas.
Desenvolvimento
Intolerância ao Glúten- Doença Celíaca
A Doença Celíaca (DC) é uma enfermidade do Intestino Delgado, hoje considerada comum. É provocada pelo Glúten, uma proteína composta pela mistura de cadeias protéicas longas de gliadina e glutenina; presente no trigo, centeio e cevada, e ocorre em indivíduos geneticamente predispostos.
No intestino existem as vilosidades, que são dobras microscópicas da mucosa e que servem para promover uma maior superfície de absorção dos alimentos. É também a rede de células com funções especializadas na digestão.
O contato do glúten com a mucosa determina inflamação e um encurtamento/ achatamento das dobras intestinais, com consequente diminuição da digestão e da absorção. Os pacientes apresentam vários graus de inflamação intestinal e atrofia das vilosidades.
Considerando a Europa e os EUA, a doença pelo glúten pode ocorrer em uma de cada 100 a 200 pessoas. Apesar de não existirem dados oficiais, estima-se que há cerca de 300 mil celíacos no país, de acordo com a Associação de Celíacos no Brasil (Acelbra).
Parentes de primeiro grau podem apresentar a mesma intolerância, ainda que com sintomas