Sintomas Alergias
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Alergias e Intolerâncias Alimentares e Doença Celíaca
Profª MsC. Aline Corado Gomes
GOIÂNIA
2014
INTRODUÇÃO
A atividade prática supervisionada (APS) é uma atividade supervisionada por um professor a ser desenvolvida pelo estudante fora dos horários das disciplinas do seu curso.
O objetivo da APS é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer de diversas disciplinas do curso, integrando as disciplinas de cada semestre. Dessa forma, o estudante terá uma visão inter e multidisciplinar da realidade que será enfrentada na vida profissional. Isso permitirá, desde o início do curso, o desenvolvimento de habilidades e construção do conhecimento em etapas e o amadurecimento do trabalho em grupo.
Neste semestre, a APS esteve vinculada à disciplina de Nutrição Aplicada à Enfermagem.
No presente trabalho trataremos:
Das alergias alimentares, “que atingem o sistema imunológico, desencadeando mecanismos de ação contra o antígeno causador, gerando sinais e sintomas após a ingestão dos alimentos” (LUIZ; SPERIDIÃO; FAGUNDES NETO, 2005; VIEIRA et.al., 2002), abordando sua fisiopatologia (manifestações clínicas), fatores de risco, diagnóstico, tratamento e dietoterapia;
Das intolerâncias alimentares, descritas como “qualquer resposta diferente a um aditivo ou alimento, sem que haja as intervenções imunológicas” (LUIZ et.al.; 2008), abordando sua fisiopatologia, fatores de risco, diagnóstico, tratamento e dietoterapia;
Da doença celíaca (DC) - que é uma enteropatia imuno-mediada que ocorre pela digestão do glúten em indivíduos geneticamente susceptíveis -, abordando sua fisiopatologia, fatores de risco, diagnóstico, tratamento e dietoterapia.
ALERGIAS E INTOLERÃNCIAS ALIMENTARES
As alergias alimentares atingem o sistema imunológico, desencadeando