alergia alimentar
Sinônimos: Hipersensibilidade alimentar
A alergia alimentar é uma resposta imunológica desencadeada por ovos, amendoim, leite ou algum outro alimento determinado.
ADAM
Nesse tipo de alergia, alimentos são encarados como antígenos que precisam ser combatidos pelos anticorpos
Causas
Normalmente, o sistema imunológico defende o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico.
A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico. Embora muitas pessoas apresentem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são menos comuns. Em uma alergia alimentar real, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico.
Saiba mais
Saiba diferenciar a alergia ao leite de intolerância à lactose
Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns alimentos são os principais vilões. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são:
Ovos
Leite
Amendoim
Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta)
Soja
Frutas secas
Trigo
A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Felizmente, muitas crianças se livrarão das alergias a leite, ovos, trigo e soja quando tiverem cinco anos se evitarem esses alimentos antes dessa idade. As alergias a amendoim, frutas secas e frutos do mar tendem a durar a vida toda.
Em crianças mais velhas e adultos, as alergias alimentares mais comuns são:
Peixe
Amendoim
Frutos do mar
Frutas secas
Aditivos alimentares, como corantes, espessantes e conservantes, raramente causam reações de alergia ou de intolerância.
Uma síndrome de alergia que afeta a boca e a língua pode