gestao industrial
- Alimentos
- Pele
- Respiratórias
- Medicamentos
- Insetos
- Pelos de animais
ALERGIA DE ALIMENTOS
Alergia alimentar é uma reação alérgica a algum componente presente num determinado alimento. Em geral ela tem início na infância, e ocorre mais facilmente em indivíduos cuja família possua casos de alergia como a rinite alérgica ou asma, por exemplo. É comum que crianças com alergia alimentar apresentem também outras doenças alérgicas à medida que crescem e por isso é importante permanecer atento.
Sintomas da alergia alimentar.
Os sintomas da alergia alimentar podem ser.
Placas vermelhas ou erupção cutânea que pode ser generalizada ou localizada;
Inchaço dos lábios e da língua, dificuldade respiratória, náusea, vômito ou diarréia, enxaqueca.
O que causa alergia alimentar?
Saber o que causa alergia alimentar é importante para evitar o consumo deste alimento por toda a vida, já que esta condição não tem cura. Os alimentos que mais facilmente provocam alergia são: leite, ovo, amendoim, soja, trigo, nozes e mariscos. E é muito comum que indivíduos que têm alergia a algum determinado alimento também tenha alergia a outros, como mostra a tabela:
Diagnóstico de alergia alimentar
O diagnóstico da alergia alimentar pode ser feito com o teste cutâneo ou com os testes de provação oral de pequenas doses do alimento.
Tratamento para alergia alimentar
O tratamento para alergia alimentar deve ser feito com a exclusão do alimento que provoca alergia da alimentação do indivíduo por toda a vida. O que quer dizer que, se por exemplo o indivíduo têm alergia a ovo ele não poderá comer nenhum alimento que seja preparado com ovo como pão ou bolo, por exemplo.
Além da interrupção do alimento envolvido, o tratamento deve estar voltado para o alívio do sintoma desencadeado pela alergia alimentar, o que pode ser feito com a toma de um anti-histamínico. Os casos mais graves deverão ser mantidos sob observação contínua até o