Gestão Industrial
1 introdução
Com a alta competitividade entre empresas do mesmo ramo industrial, uma boa gestão é um diferencial para o sucesso ou não do negócio.
É possível observarmos com frequência que muitas empresas enfrentam sérios problemas por falta de informações e dados confiáveis decorrentes de uma gestão falha e sem respaldo pelo simples fato de não conseguir reunir informações necessárias para tomada de decisão em qualquer circunstância que a empresa venha a enfrentar, seja um orçamento para futuro, redução de custos e até mesmo para a retirada de algum produto de circulação.
Vivemos um momento em que aplicar os recursos com a máxima eficiência não é uma das tarefas mais fáceis. Exige-se um elenco de informações reais que auxiliem nas decisões e estas informações estão contidas nos relatórios elaborados por uma Gestão Industrial bem formulada, sendo necessário o estudo e identificação de cada setor para avaliar qual estratégia deve-se seguir e qual é o objetivo que se quer alcançar. Neste cenário, a Gestão Industrial é um novo paradigma delineado no mundo dos negócios diante das turbulentas transformações às quais sua empresa está sujeita.
Na sequência serão descritos os principais pontos a serem observados com o intuito de esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto.
2 CONTABILIDADE INDUSTRIAL, ACUMULAÇÃO DE CUSTOS E CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS
Uma ferramenta de suma importância é a Contabilidade Industrial, de onde são extraídos dados que evidenciam como e onde estão