Gestão Industrial
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RAYNNER TADEU LIMA BRANDÃO
GESTÃO INDUSTRIAL
ANÁPOLIS
2014
GESTÃO INDUSTRIAL
Produção Textual apresentada ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para fins de avaliação.
Professor:
ANÁPOLIS
2014
INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem como objetivo preparar um relatório com informações conceituais e teóricas de assuntos concernentes a análise da formação do custo de produção de venda, métodos de custeio, geração do lucro, unidades equivalentes de produção, custeio ABC, ponto de equilíbrio, e a aplicabilidade da contabilidade gerencial dentro da organização empresarial.
GESTÃO INDUSTRIAL: INDÚSTRIA PELICANO LTDA
O Sr. Jonas Caetano é o sócio administrador da Indústria Pelicano Ltda, ele juntamente com os demais dirigentes da empresa possuem algumas dúvidas ligadas à gestão industrial, desde modo será apresentado a seguir um estudo bibliográfico acerca de informações conceituais a fim de prestar tais esclarecimentos.
1. Diferenças na apuração dos custos das vendas
Para Martins (2003, p.25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. É um dispêndio ( em tempo, dinheiro, esforço, etc ). Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões.
Nas Indústrias Nas indústrias segundo Costa (2009, p.27 ) os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.
No Comércio Varejista No comércio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV é bem mais fácil de ser obtido e é