Metodo das Forças
Introdução
Neste documento é apresentado a realização de um exercício das fichas práticas, nomeadamente, o exercício 2 da ficha de trabalho nº1.
O método utilizado para a realização deste, é o Método das Forças através de um programa de cálculo, Ftool.
É exposto neste pequeno relatório todos os passos necessários a obtenção das incógnitas hiperestáticas da estrutura.
Resolução do exercício:
Estrutura real Sistema Base adoptado
Onde X1 e X2 são as nossas incógnitas hiperestaticas.
Sabemos que, pelo Método das Forças a estrutura real é equivalente ao nosso sistema base, que é igualmente equivalente a soma das configurações segundo:
Cargas;
Variação da temperatura
Assentamento
A incógnita X1
A incógnita X2
Assim temos:
CQ (configuração cargas): Onde f1Q e f2Q são os deslocamentos que a acção das cargas provocam na estrutura, naquele ponto, segundo as incógnitas hiperestaticas X1 e X2, respectivamente.
C∆ (configuração assentamento)
Onde f1∆ e f2∆ são os deslocamentos que o assentamento provoca na estrutura naquele ponto, segundo as incógnitas hiperestáticas X1 e X2, respectivamente.
C∆T (configuração temperatura) Onde f1∆T e f2∆T são deslocamentos que a acção da temperatura provoca na estrutura, segundo a incógnita hiperestática X1 e X2, respectivamente.
CX1(configuração X1)
Onde f11 e f21 são os deslocamentos provocados na estrutura pela incógnita X1, sendo necessário neste método aplicar um força unitária na direcção e sentido igual ao da incógnita hiperestatica X1.
CX2(configuração X2)
Onde f12 e f22 são os deslocamentos segundo a incógnita X2, sendo igualmente necessário adicionar um momento na mesma direção e sentido da incógnita hiperestatica X2.