Metodos de treinamento de força
O TREINAMENTO RESISTIDO ATUALMENTE EXERCE UM PAPEL IMPORTANTE NO COTIDIANO GERAL, NA PERFORMANCE ESPORTIVA, NA REABILITAÇÃO DE LESÕES E NO AUMENTO DE MASSA MUSCULAR. PARA SE CHEGAR AOS OBJETIVOS DESEJADOS, EXISTEM DIVERSOS MÉTODOS OU SISTEMAS DE TREINAMENTO, O QUE GERA POLEMICA SOBRE A SUPERIORIDADE DE UM SOBRE O OUTRO. ESTA QUESTÃO DEVE SER OS VÁRIOS MÉTODOS, E DIFICILMENTE ALGUÉM PODERÁ AFIRMAR QUE UM É MELHOR QUE O OUTRO.
Os diferentes métodos de treinamento resistido foram elaborados por treinadores e preparadores físicos e atletas, o que significa que não foram criados em laboratórios por cientistas, e nenhum há uma comprovação cientifica de sua eficácia, mas se existem uma observação de desempenho através dos atletas que treinaram estes métodos.
1. MUSTIPLAS SERIES
Neste método utiliza-se mais de uma serie por grupo muscular, e esse numero depende do objetivo e do estado de treinamento do praticante. O numero de series e repetições variam de acordo com o objetivo de treino como já citado anteriormente.
Objetivo: Resistência e hipertrofia, potencia e força.
Praticante: Do iniciante ao avançado.
Numero de semanas recomendadas: De 02 a 04 semanas.
Numero de serie: De 02 a 04.
Numero de Rep.: De 08 a 25.
Intervalos entre series: pode variar de acordo com o objetivo de treinamento.
2. PIRÂMIDE
Este método possui uma forma triangular, no qual a base se constitui de um numero de repetições maiores com pesos menores e o ápice por um numero de repetições menores e seus pesos maiores. Há diferentes tipos de pirâmides:
• Crescente: Aumenta-se o peso e diminui o numero de repetições a cada serie. Número de series: 07 Numero de repetições: 12, 10, 08, 06, 04, 02,01. • Decrescente: Diminui os pesos e aumenta o numero de repetições de cada serie. Numero de series: 07 Numero de repetições: 01, 02, 04, 06, 08, 10,12. • Dupla: Diminui os pesos e aumenta o numero de repetições e após