Conceitos Basicos
Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente
Curso teórico/prático de atualização em biodiversidade vegetal e meio ambiente
CONCEITOS BÁSICOS DE FILOGENIA
Leandro Cardoso Pederneiras
Outubro/2011
2
Introdução
Filogenia é a história genealógica de um grupo de organismos e uma representação hipotética das relações ancestral/descendente e filogenética (cladística) é o ramo da sistemática interessado na reconstrução da filogenia (Hennig 1966). Desde o estabelecimento dos princípios fundamentais da teoria da evolução por Darwin, um dos maiores objetivos das ciências biológicas é a determinação da história de vida dos descendentes (Radford 1986) e um cladograma determinado pode ser utilizado como base para um sistema de classificação, assim como para traçar a biogeografia histórica de um grupo (Nelson & Platinik 1981).
O sistemata estuda a diversidade biológica que existe hoje na Terra e a sua história evolutiva, ou seja, todos os eventos evolutivos que fizeram populações gerarem linhagens independentes, as mudanças das características das espécies e o tempo entre tais eventos. Uma população troca de genes periodicamente e mantém a semelhança morfológica por causa desse relacionamento. A partir do momento em que uma população é dividida em duas e isoladas, as mudanças gênicas produzidas naturalmente pelas mutações, estabelecerá duas novas linhagens (Fig. 1).
Figura 1: O fluxo gênico de uma população sofreu um colapso através de um evento evolutivo, originando duas populações independentes. No decorrer do tempo, através de mutações gênicas, essas populações ganharam características próprias marcantes se transformando em espécies (adaptado de Judd et al. 2009).
3
Princípios e Metodologias
O estudo inicia-se com a escolha do grupo a ser analisado. Geralmente são escolhidos grupos com posição incerta ou duvidosa em sistemas de classificação.
Algumas precauções na escolha do