conceitos básicos
“Um conjunto de 4 processo básicos: planeamento, organização, liderança e controle o que pressupõe um conjunto de papéis: inter pessoal (representante, líder, elo de ligação), informacional (monitor, disseminador, interlocutor) e decisorial (empreendedor, conciliador, alocador e negociador)” (Henry Mintzberg, 1973, apud David Hapton, 1983, p.30)
“Um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização” ( Eunice Kwasnicka, 1955, p.17)
Antecedentes Históricos da Administração A administração e as organizações tiveram influências diversas, como:
Filósofos
Organizações militares
Igreja Católica
Revolução Industrial
Produto de dois importantes eventos do século XVIII: – surgimento das fábricas; – invenção das máquinas a vapor. Invenção das máquinas: aumento da produtividade Migração das zonas rurais para os centros industriais: – crescimento das cidades; – necessidade de infra-estrutura.
Administração - Resumo
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
ADMINISTRAÇÂO COMO CIÊNCIA
Administrador
O Administrador é o indivíduo dotado de autoridade e capacidades de mobilizar e utilizar os recursos postos a sua disposição pela organização.
O Administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objectivos).
Organização
Segundo Maximiano, a Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Portanto, uma organização é um sistema que transforma recursos em objectivos (produtos e serviços).
Além de objectivos e recursos, as organizações tem dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho.
Por meio dos processos, a organização transforma os recursos para produzir os resultados. Um processo é um conjunto ou sequência de actividade interligadas, com começo, meio e fim, que utiliza os recursos, como trabalho humano e