Conceitos Basicos
Conceitos básicos
Carlos Bolli Mota bollimota@gmail.com UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Laboratório de Biomecânica
SUMÁRIO
TERMOS DE REFERÊNCIA
CONCEITOS DE CINÉTICA
Termos de referência
Posição de referência anatômica
É uma posição ereta com os pés ligeiramente afastados e os braços pendendo relaxados ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para frente. Não é uma posição ereta natural, mas é a orientação corporal convencionalmente usada como referência quando são definidos termos relacionados ao movimento.
Termos direcionais
Para descrever a relação entre as partes do corpo ou a localização de um objeto externo em relação ao corpo torna-se necessário o uso de termos direcionais. Os termos direcionais mais comumente usados são: superior, inferior, anterior, posterior, medial, lateral, proximal e distal.
Superior: próximo à cabeça (cranial).
Inferior: afastado da cabeça (caudal).
Anterior: voltado para a frente do corpo (ventral).
Posterior: voltado para trás do corpo (dorsal).
Medial: próximo à linha média do corpo.
Lateral: afastado da linha média do corpo.
Proximal: próximo ao tronco.
Distal: afastado do tronco.
Todos estes termos direcionais podem ser relacionados como antônimos. Dizer que o cotovelo é proximal em relação ao punho é tão correto quanto dizer que o punho é distal em relação ao cotovelo. Da mesma forma, o nariz é superior à boca e a boca é inferior ao nariz.
Planos de referência anatômicos
Três planos dividem o corpo em três dimensões.
São planos imaginários de referência que dividem o corpo em metades da mesma massa ou peso.
Plano sagital
É o plano que divide o corpo verticalmente em metades direita e esquerda. Neste plano (ou em planos paralelos à ele) ocorrem os movimentos para frente e para trás do corpo ou dos segmentos corporais - flexão/extensão.
Plano frontal
É o plano que divide o corpo verticalmente em metades anterior e posterior. Neste plano (ou em planos paralelos à ele) ocorrem os movimentos