CONCEITOS BASICOS
Índice de preços no consumidor = é uma medida do preço médio necessário para comprar bens de consumo e serviços. O índice, calculado por institutos nacionais de estatísticas, é usado para observar tendências da inflação. A variação percentual do preço num determinado período é uma das medidas da inflação.
Inflação = é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
Déficit público = Valor que o Governo gasta acima do que arrecada, durante um período de tempo, considerando-se os valores nominais, ou seja, somando a inflação e a correção monetária do período. Geralmente a expressão diz respeito ao Governo Federal, mas pode ser aplicada também a governos estaduais.
Demanda agregada = é a quantidade de bens ou serviços, que a totalidade dos consumidores deseja e está disposta a adquirirem determinado período de tempo e por determinado preço. A demanda agregada representa o gasto total (PIB total) da economia á nível de preços.
Oferta agregada = representa o que as empresas, no seu conjunto, estão dispostas a produzir e a vender para cada nível geral de preços. Assumindo como constantes todas as restantes variáveis determinantes da oferta agregada tais como as tecnologias disponíveis e as quantidades e preços dos fatores produtivos. A oferta constitui-se na relação entre o nível geral de preços e o PIB real.
Equilíbrio macroeconômico = é uma situação de mercado em que a procura agregada do conjunto dos agentes econômicos de uma economia, iguala o total de produção nessa mesma economia. Numa situação de equilíbrio macroeconômico, o PIB real observado na economia e o nível geral de preços são tais que não existem quaisquer incentivos para aumentar ou descer os preços desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura agregada se mantenham constantes.