Conceitos basico
Existe uma série de conceitos básicos que servem para a compreensão da ação social dos sujeitos em diversas situações. O principal conceito é o de interação social. Vejamos de forma breve:
Interação social é o resultado da interestimulação entre os indivíduos em contato.
CONTATOS E PROCESSOS SOCIAIS
Os primeiros conceitos a serem observados são o contato social e o processo social. Contato social é o modo da participação na interação entre sujeitos diversos e o processo é a forma como a interação se dá. Possui dois tipos: Primários - Contatos pessoais diretos. Forte base emocional exemplo família. Secundários - São os contatos impessoais, formais. Exemplo trabalho, escola etc. Os processos sociais são básicos: comunicação e socialização.
RELAÇÕES SOCIAIS ORGANIZADAS E NÃO ORGANIZADAS
As diferentes relações sociais se diferenciam de acordo com seus objetivos últimos. Uma relação, antes de tudo, é definida pela ação conjunta de sujeitos para atingir uma meta. Dividimos as relações sociais em organizadas e não organizadas. As relações organizadas são aquelas estruturadas, com estabilidade e longa duração. Seu objetivo é perene. Por exemplo, relações institucionais diversas, relações educacionais, profissionais e etc. Quando se tornam duráveis caracterizamo-las de instituições.
As relações não organizadas são esporádicas e com objetivo imediato, via de regra. Não há uma estrutura bem definida, quando existe, e é geralmente resultado de um impulso. Por exemplo, um grupo que se reúne para festejar a vitória do seu time de futebol. Chamemos de relações ou manifestações de massa.
STATUS SOCIAL E PAPEL SOCIAL
O Status social é a posição ocupada pelo sujeito nas diferentes esferas sociais. Este pode ser atribuído (imposto) ou adquirido. Servem para distinguir as pessoas de maneira positiva ou negativa. Todos os status correspondem a um papel social, ou seja, para que possa se tratado conforme o status, a