Conceitos Básicos
No Brasil, a regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988. O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As Regiões são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
NAÇÃO: A palavra Nação pode ser usada sob dois sentidos:
- Nação = Povo (Conjunto de pessoas com a mesma língua e tradições);
- Nação = País ou Estado-Nação. Quando uma nação é organizada politicamente e juridicamente, e exerce soberania sobre um território.
PAÍS: Consiste em um território que é próprio de um povo (ou povos), tendo um governo, leis próprias, instituições políticas e administrativas que o representa. TERRITÓRIO: Base física sobre a qual um Estado exerce a sua soberania. O território é constituído pelo solo continental e/ou insular, os espaços aéreo e marítimo. O território pode ser contíguo ou fragmentado.
Exemplo de território fragmentado é o dos EUA, que tem 48 estados contíguos e dois separados (o Alasca e o Havaí)
O território é delimitado por fronteiras políticas, as quais podem ser naturais ou artificiais. FRONTEIRAS: faixas que delimitam ou separam lugares, territórios e, consequentemente, separam povos, culturas distintas.
Os limites são as linhas divisórias entre as fronteiras de dois territórios. Os limites das fronteiras políticas (que separam Estados-Nações) podem ser naturais (um rio, uma cordilheira etc.) ou podem ser artificiais (traçadas pelo homem ao longo dos séculos). As fronteiras políticas podem ser classificadas em:
- Fronteiras efetivas: seus limites são reconhecidos internacionalmente. Exemplo: as fronteiras do