Ética
A ética no trabalho é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ter ética no trabalho é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Ética na Família:
A ética na família se relaciona à necessidade imperiosa de preocupar-se com os outros, de ir ao encontro de seus interesses e, sobretudo, de não prejudicá-los.
Pode ser uma ética extremada, sacrificando os interesses próprios em prol da família ou uma ética imparcial no convívio familiar, ou seja, aquela que busca que os interesses da pessoa seja comum aos interesses da família.
A falta de ética na família é quando a pessoa só pensa em suprir seus interesses pessoais sem ligar para as demais pessoas da família.
Ética na Sociedade:
Desde o começo da humanidade, o homem precisou viver em grupo social, e a cada época que passava foi criando padrões de comportamento, tais como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito, de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura.
É desafiador fazer a sociedade entender que os princípios da ética devem estar em mente nas tomadas de decisões, porém geralmente são esquecidos em prol da competitividade dos lucros e da sede pelo poder.
Ética na igreja:
Ética cristã são os princípios estabelecidos e considerados pela Igreja Católica, com o objetivo de tornar os ensinamentos da Igreja como padrões para agir na sociedade, nos relacionamentos interpessoais e na vida.
A bíblia é um dos maiores instrumentos que representam a ética cristã e é através dela que os fiéis se guiam para saber como agir com a ética estabelecida pela igreja.
A ética cristã é procurar viver sob os ensinamentos de Jesus Cristo, seguindo seus mandamentos e vivendo de acordo com a palavra de Deus.
Ética na escola:
Ética na escola quer dizer o indivíduo que tem plena consciência de seus deveres