Doenças Celiacas
Alergia ao leite de vaca e Intolerância à Lactose – Qual a diferença?
Muitas vezes vemos as pessoas falando de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e da Intolerância à Lactose como se elas fossem à mesma coisa, mas não são. A APLV é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca. O leite tem na sua composição diversas proteínas, divididas no coalho (caseínas) e no soro. Tanto as proteínas do soro quanto as caseínas podem desencadear reações alérgicas. Cerca de 2,5% dos lactentes (criança que está amamentando) e até 4% das crianças até três anos de idade apresentam alergia ao leite de vaca. É importante destacar que quando a mãe ingere leite de vaca as proteínas do mesmo passam para o leite materno, podendo desencadear reações na criança. Sintomas como prisão de ventre, diarréia, irritabilidade, refluxo, vômitos, reações na pele, perda de peso e chiado podem estar relacionados com a APLV.
Já a intolerância à lactose é a dificuldade de digerir a lactose, pela deficiência ou ausência da enzima lactase, que “digere” a lactose. A lactose é um açúcar do leite e não provoca alergia, portanto é errado dizer “alergia à lactose”. A seguir segue um quadro explicativo que diferencia a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) da intolerância à lactose.
Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger - (Google)
INTOLERÂNCIA À LACTOSE ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA
O que é? Dificuldade do corpo de digerir e absorver a lactose. Reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca.
É mais comum em que idade? É mais comum em adultos do que em crianças. Mais comum em crianças, principalmente em bebês. Rara em adultos.
Quais são os sintomas e sinais mais comuns? Diarréia, cólicas, barriga estufada (distensão abdominal) e náuseas que podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão do leite