Tabela de preços da prostituta Vitor Hugo Coelho Ribeiro
O filme visualizado na aula “Adeus Lenine”, Realizado por Wofgang Becker, retrata o um mundo situado entre o “antes” e o “depois” da queda do muro de berlim, que é o nosso Cronossistema.
Este filme é muito rico no seu conteudo e as suas nuances sao surpreendentes, nomeadamente em relação ao seu Macrossistema, que antes da queda do muro consistia numa ideologia socialista, onde havia crenças e atitudes muito restritas, consistentes com as leis ditatoriais impostas então. Essa mentalidade restrita e de algum modo fechada estende-se tambem à Exossistema e ao Microssistema dos personagens, pois existia uma grande repressão dos media e ate da mentalidade das pessoas pois apenas os ideais e ideias do regime eram aceitaveis.
Mas no entanto este cenário sofre um imenso revés aquando da queda do muro, pois desde a cronosfera ate à microsfera, tudo mudou.
A mentalidade socialista e fechada deu lugar ao ideal de liberdade do capitalismo, o que foi uma revolução a todos os níveis.
Mas essa mudança não se deu para todas as personagens da história.
Enquanto que todos os personagens evoluiram para um Macrossistema dominado pelo capitalismo e por uma mudança profunda de costumes, nomeadamente o consumo de massas.
Também no Exossistema existe uma revolução ao nível da comunicação social, do conceito de família e de política.
Esta revolução extende-se ao nível do Microssistema.
No entanto uma das personagens, nomeadamente Christiane Kerner, mãe de Ariane e Robert, que , ao ver o seu filho ser preso numa manifestação, cai num coma que não a permite ver o curso dos eventos até à queda do muro de berlim.
Por isso, ao acordar, frágil e confusa, vê a verdade ser escondida pelos seus amigos e família, de modo a que esta não sofra grandes emoções e socumba.
No entanto, quando o filme caminha para o final, Christine descobre toda a verdade, o que abala toda a sua estrutura social e psicológica.
Trabalho elaborado por: Miguel Baptista nº 17