Alergias Alimentares
Alergias Alimentares
Disciplina: Nutrição
Professora: Alline
Alunas:
Geovanka Marcelle A. Leão
Nesle Pacine
Mayara Teles
Palmas –TO, 03 de Setembro de 2014.
Introdução
Alergia alimentar é uma entidade clínica resultante de reações imunológicas após a ingestão de proteínas alimentares, em indivíduos previamente sensibilizados. Ocorre em cerca de 8% das crianças. Os alimentos mais freqüentemente envolvidos são o leite de vaca, ovo, trigo e soja, sendo responsáveis por cerca de 90% dos casos. A maioria das reações ocorre devido à sensibilização a apenas um ou dois alimentos. Pacientes portadores de alergia a três ou mais alimentos diferentes são menos frequentes. A lactose, por ser um carboidrato, não provoca alergia e sim intolerância, por deficiência da enzima de ᵦ–lactase. O número de aditivos alimentares (incluídos os corantes) implicados em reações alérgicas é muito pequeno.
Alergia alimentar A alergia alimentar é uma resposta imunológica desencadeada por ovos, amendoim, leite ou algum outro alimento determinado. Nesse tipo de alergia, alimentos são encarados como antígenos que precisam ser combatidos pelos anticorpos.
Causas Normalmente, o sistema imunológico defende o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, a resposta imunológica é desencadeada por uma substância que costuma ser inofensiva, como um alimento específico. A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico. Embora muitas pessoas apresentem intolerância a alimentos, as alergias alimentares são menos comuns. Em uma alergia alimentar real, o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento específico. Qualquer alimento pode causar uma reação