Doença Hepática Crónica
1ª Fase Triagem e acondicionamento
A triagem e acondicionamento dos RH são da responsabilidade dos produtores, isto é, das unidades prestadoras de cuidados de saúde. O SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais) realiza periodicamente ações de sensibilização e formação, junto de gestores hospitalares, médicos, enfermeiros e auxiliares, sobre os aspetos relacionados com a proteção individual e procedimentos a adotar.
2ª Fase Recolha, transporte e armazenamento
O SUCH procede diariamente, junto das várias unidades produtoras no país, à recolha e transporte para tratamento de RH, que são embalados (de acordo com o Despacho n.º 242/96, de 13 de Agosto) e selados, antes de serem colocados nos respetivos contentores de transporte. O transporte é assegurado por uma equipa técnica especializada, com formação ADR (Decreto-Lei n.º 170-A/2007, de 4 de Maio) para o transporte de mercadorias perigosas por estrada, através de viaturas apropriadas e de uso exclusivo para o efeito. Os operadores possuem equipamento de proteção individual (EPI´S), que inclui:
* farda e
* calçado de trabalho,
* luvas e
* máscaras especiais.
As viaturas afetas ao transporte são objeto de um programa sanitário de lavagem e desinfeção diárias. Para armazenamento dos RH, por um período que pode ir de 1 a 7 dias antes do tratamento, a Central de Incineração dispõe de um edifício especificamente concebido para este fim. Este espaço de armazenagem é dotado de.
* bacias de retenção para os efluentes líquidos,
* de um sistema automático de combate a incêndios e
* de capacidade de refrigeração (armazém frigorífico).
3ª Fase Controlo e pesagem
No processo de receção não se procede à recolha de amostras representativas dado serem resíduos hospitalares infeciosos. Os contentores, devidamente identificados no que respeita à sua proveniência e tipo, são descarregados e os resíduos registados, pesados em separado, através de leitura ótica, após o que são colocados na linha de