Trabalho
Epidemiologia
As doenças hepáticas são causas muito comuns de morbilidade e de mortalidade. O consumo crónico de álcool é, actualmente, a causa mais frequente das doenças hepáticas e contribui para a maioria dos cerca de 100 mil casos estimados de mortes anuais, nos Estados Unidos. O vírus da hepatite B é uma das infecções virais crónicas mais comuns no Mundo, com cerca de 170 milhões de pessoas infectadas. Nos países desenvolvidos, é relativamente pouco comum, com uma prevalência de 1 para 550 pessoas no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o Mundo têm infecção crónica de hepatite C. Ao contrário do vírus da hepatite B, a infecção da hepatite C não está essencialmente confinada aos países em desenvolvimento, com 0,3 a 0,7 % da população do Reino Unido infectada.
O carcinoma hepato-celular primário é um dos tumores mais comuns no Mundo. Tem especial prevalência nas regiões da Ásia e da África Sub-Sariana, devido à frequência das infecções crónicas provocadas pelos vírus da hepatite B e C.
Causas e Factores de Risco
Classificação comum • Hepatocelular: Predominância de características de lesões hepáticas, com inflamação e necrose (por exemplo nas hepatites virais, na doença hepática alcoólica, na cirrose) • Colestática (obstructiva): Predominância de características de inibição do fluxo da bílis (por exemplo, pedras na visícula biliar, obstrução maligna, cirrose biliar primária, muitas doenças hepáticas induzidas por fármacos ou químicos)
As causas mais frequentes das doenças hepáticas nos cuidados de saúde primários são:
Hepatite viral
A hepatite viral é classificada como hepatite aguda (inflamação do fígado auto-limitada < 6 meses) e