seleção de executivos
Disputa por talentos acelera processos de seleção de executivos Empresas chegam a tomar a decisão em até 15 dias em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo
São Paulo, junho de 2011 – O aumento de oportunidades de emprego no mercado brasileiro tem acirrado de tal forma a busca por profissionais de média e alta gerência que já é possível observar redução importante na duração dos processos de seleção de candidatos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado. “A tomada de decisão ocorre de forma mais rápida por conta da urgência das empresas em estruturar os seus quadros, repor um profissional, além da preocupação em perder profissionais ao longo dos processos e pela própria escassez de mão de obra”, explica Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half, em São Paulo.
Na capital paulista a média de duração caiu de 30 a 40 dias para 20 e 30 dias. Em alguns casos a definição os processos pode acontecer em até 15 dias. Já no Rio de Janeiro os processos seletivos que antes demoravam até dois meses foram reduzidos de 15 dias até aproximadamente um mês. Além do aumento na velocidade dos processos, as empresas têm tomado a decisão com um número menor de quantidade de profissionais. “Como os candidatos participam de vários processos, enquanto você procura o quarto ou quinto profissional, o primeiro já se recolocou”, completa Mantovani.
Sobre a Robert