doenca celiaca e farinhas especiais
TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
TRABALHO DE DOENÇAS CELIACAS E FARINHAS ESPECIAIS
SÃO CAETANO DO SUL
2014
TRABALHO DOENÇAS CELÍACAS E FARINHAS ESPECIAS
Natureza: Trabalho do Curso de Tecnologia em
Gastronomia da Faculdade Anhanguera
Orientadora: Prof.ª
SÃO CAETANO DO SUL
2014
Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo esclarece sobre a doença Celíaca suas conseqüências tratamento e dieta. Citando algumas farinhas especiais.
Doença celíaca
Doença causada por intolerância ao glúten. Ou mais especificamente pela proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina. O glúten concentra-se no endosperma dos grãos do amido, e sua capacidade de absorção de água além da viscosidade que conferem a massa de farinha e às propriedades que o tornam aptas para a panificação e alimentos ricos em proteínas e para a produção de glutamina.
A palavra glúten tem origem no latim, sendo que glúten significa cola o que provavelmente explica a substância viscosa.
Diagnostico como se dá!
Diagnosticada por meio de exames de sangue e realização de endoscopia, com biopsia de duodeno identificando a presença do infiltrado inflamatório característico e a adoção da dieta livre de glúten para verificar se há melhora da sintomatologia, mas em casos de resultados de biópsia duvidosa realizam-se mais exames de sangue e os alelos HLA-DQ2 e HLA-DQ8 que podem ser úteis.
Em Parte significativa dos portadores da doença é descoberta por acaso, através de realização de endoscopia de ulcera duodenal ou refluxo gastroesofágico.
Há casos também em que a investigação de deficiências de vitaminas B12, ácido fólico, ferro, cálcio e de quadros de anemia e osteoporose. Vale acrescentar que sintomas até que de certa forma comuns o diagnostico pode demorar a ser assertivo, a doença