residuos perigosos
Todos os dias, uma variedade de resíduos produzidos pelo homem são destinados incorretamente. Estes resíduos também chamados de perigosos normalmente são oriundos das indústrias, comércio, residências, agricultura, hospitais, fontes radioativas, bem como lavandeiras e tinturarias. Por conterem substâncias tóxicas podem poluir o meio ambiente e contaminar águas profundas, além de causar sérios danos a saúde do homem.
A destinação correta, assim como a redução da fonte de origem dos resíduos perigosos, a reciclagem dentro do processo de produção, o uso de tecnologias limpas, a substituição de matérias primas e a manutenção preventiva são medidas para a prevenção da contaminação humana e ambiental por esses resíduos.
2. OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo principal, definir e classificar os tipos de resíduos perigosos e radioativos, bem como as formas de tratamento, armazenamento e seus efeitos biológicos.
3. RESÍDUOS PERIGOSOS
Popularmente conhecido como lixo, os resíduos são materiais considerados sem utilidade, gerados pela atividade humana.
Segundo a Agência de Proteção Ambiental norte-americana:
“O termo resíduo perigoso caracteriza um resíduo sólido ou uma combinação de resíduos sólidos os quais – em decorrência da quantidade, concentração ou características físicas, químicas ou infecciosas – podem:
Causar ou contribuir significativamente para o aumento da mortalidade ou para o aumento de doenças sérias irreversíveis ou reversíveis incapacitantes;
Significar um perigo presente ou potencial para a saúde humana ou meio ambiente quando tratado, armazenado, transportado disposto ou usado de maneira imprópria.
São utilizadas práticas diferentes para a identificação dos resíduos perigosos, dependendo do resíduo específico, do modo utilizado e como foi colocado no ambiente. Existem normas ou regulamentações que decretam as concentrações máximas admissíveis