cuidados ao RN
Os cuidados imediatos ao RN são aqueles dispensados logo após o nascimento, ainda na sala de parto. Os principais objetivos são: auxiliar o bebê a fazer a transição da vida intrauterina para a vida extra-uterina, assegurar a manutenção de sua temperatura corporal e promover o elo afetivo entre RN - mãe e seus familiares.
Antes de se prestar os cuidados imediatos ao RN, é preciso providenciar e verificar o funcionamento dos equipamentos e os materiais necessários a essa assistência, que são: berço aquecido e/ou incubadora; campos aquecidos ou toalha ou cobertores; ! material para aspiração: bulbo (pêra), aspirador à vácuo, sondas de aspiração n° 6, 8 e 10, sonda gástrica n° 8 e seringa de 20 ml; material para ventilação: ambú, máscaras faciais (tamanhos para RN a termo e prematuro - de preferência acolchoadas) e fonte de oxigênio com fluxômetro; material para intubação: laringoscópio com lâmina reta n. 0 e 1, lâmpadas e pilhas para o laringoscópio, cânulas traqueais n. 2.5, 3.0, 3.5, 4.0, tesoura, luvas estéreis;
Fique de olho!
Para ajudar a manter a posição correta do pescoço, coloque uma compressa enrolada debaixo dos ombros do bebê, elevando-os de 1 a 2 cm acima do colchão. medicações: adrenalina, bicarbonato, glicose a 10%, água destilada, solução fisiológica a 0,9%; estetoscópio; esparadrapo; seringas (1ml, 3ml, 5ml, 10ml, 20 ml) e agulhas (13 x 4,5 ou 25 x7).
Um cuidado importante a ser tomado na sala de parto consiste em manter as vias aéreas superiores (boca e nariz) pérveas, ou seja, desobstruídas. Assim, deve-se posicionar o RN em decúbito dorsal, com o pescoço ligeiramente estendido para proceder à aspiração.
Deve-se tomar cuidado de não estender ou fletir demais o pescoço do bebê, uma vez que essas posições