Diversidade cultural, social e religiosa
CULTURAL, SOCIAL
E RELIGIOSA
SIGNIFICADOS
• DIVERSIDADE: diz respeito à variedade e à convivência dessas variáveis num determinado assunto, situação ou ambiente.
• RELIGIÃO: é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.
• CULTURA: é um todo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, os valores, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Ou seja, um conjunto de ideias, comportamentos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade, se tornando o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo seus problemas ao longo da história. Cultura é criação.
Identidade de um povo ou grupo.
DIVERSIDADES
• Diversidade cultural: A diversidade é definida como um “mix” de pessoas com identidades, costumes, comportamentos diferentes interagindo no mesmo sistema social ou em sistemas sociais distintos.
• Diversidade social: baseia-se em três realidades humanas. Primeiro, a de que cada indivíduo é único. Segundo, a de que os indivíduos e suas sociedades estão interrelacionados e interdependentes. Terceiro, a de que as sociedades e culturas são dinâmicas: as mudanças podem ser rápidas ou graduais. • Diversidade Religiosa: a diversidade cultural e a diversidade religiosa andam juntas. A religião acontece dentro de um universo cultural, ora influenciando, ora sendo influenciada pela cultura.
Seguem alguns tipos de organizações religiosas: Islamismo (ou Islã): tem como profeta Maomé, o
Deus deles é chamado de Alá. As mensagens recebidas por Maomé de Alá foram transcritas para o Corão, que é seu livro sagrado. As mesquitas são seus lugares sagrados.
Judaísmo: o profeta é Abraão, que recebeu de
Javé (Deus) a ordem de sair da casa de seu