Diversidade dos povos brasileiros.
Diversidade:
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideais variáveis em torno de um assunto concretos de faculdade, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. A diversidade é as diferentes características das pessoas cada uma tem defeitos e qualidades diferentes.
Diversidade da cultura brasileira e a desigualdade social:
Você já percebeu como, nos tempos atuais, tem sido cada vez mais comum a sociedade em geral discutir temas como a diversidade cultural e a desigualdade social?
Em um país como o nosso, a diversidade cultural é bastante expressiva, o que se explica, em grande parte, pelo próprio processo de nossa formação social. Na verdade, essa diversidade é o elemento que caracteriza a identidade do povo brasileiro, pois leva ao reconhecimento de quem somos e das nossas características culturais. Mas o que estamos entendendo por diversidade cultural, e qual sua relação com desigualdades sociais? Vejo no trecho a seguir uma resposta possível para esta pergunta: “A diversidade cultural é um conceito abrangente dizendo respeito ao complexo de diferenças culturais que podemos observar entre os indivíduos, tais como linguagem, danças, vestuário, tradições, preceitos morais, religião e as próprias formas de os indivíduos se organizarem em determinada sociedade. Este conceito diz respeito à variedade de práticas culturais e idéias expressas pelas pessoas em determinado ambiente social. (SOUSA, 2008, p. 132)” Assim, quando falamos de diversidade cultural entendemos que há distintas sociedades e culturas. Em diferentes tempos e espaços, os humanos adotam maneiras variadas de