pt individual
Na atualidade a diversidade vem sendo abordada em seus diversos aspectos, neste trabalho serão apresentadas abordagens dos seguintes tipos: Diversidade histórica, diversidade linguística, diversidade cultural. Em um primeiro momento procura-se o conceito da diversidade histórica que nos revela uma grande mistura de povos e consequentemente uma rica história. A mistura entre os nativos indígenas, os colonizadores europeus, os escravos africanos, são em primeira instancia os principais componentes dessa formação, acarretando uma herança histórica bastante diversificada. Em um segundo momento notamos algumas semelhanças no que tange as diversas vertentes da linguística nacional. Intimamente ligado ao processo histórico percebemos a diversidade linguística no Brasil. Devido a diversos fatores, dentre eles, a extensão territorial do país, as diversas características advindas de povos colonizadores, bem como, dos povos nativos.Esta corroboração ocorre também no caso da diversidade cultural que de igual forma se arrasta pelos anais da história, trazendo sua carga cultura que culmina em uma cultura própria porém diversa.
1 DESENVOLVIMENTO imagem 1: A diversidade histórica
Fonte: site aparecida.notredame.org.br
Ao falar da formação do povo brasileiro, é necessário primeiramente considerar que essa é uma história de longa duração e com muitos personagens. Como bem sabemos, o povo brasileiro é marcado pela questão da diversidade. Uma diversidade de cores, fisionomias, tradições e costumes que atestam a riqueza da população que ocupa todo esse território. Sendo assim, vamos observar rapidamente alguns desses mesmos personagens.
Ao longo da Pré-História, o processo de ocupação do continente americano possibilitou a organização de várias comunidades no interior e na região litorânea. Entre