Relatório
Foz do Iguaçu
2014
Calculadoras gráficas e computadores
As calculadoras gráficas e os computadores podem fazer gráficos bastante precisos de funções. A calculadora permite que se trabalhe com um número muito maior de funções em que diversas características, como os zeros e os extremos, não podem ser verificados de forma exata. Estas funções são importantes, pois aparecem no contexto da resolução de problemas aplicados. Outro dado importante a se levar em conta é que as calculadoras gráficas também são calculadoras científicas completíssimas. Elas possuem a capacidade de programação numa linguagem elementar além de terem funções estatísticas e traçarem gráficos estatísticos.
Já os computadores, pelas suas potencialidades, nomeadamente nos domínios das representações gráficas de funções e das simulações permitem atividades não só de exploração e pesquisa como de recuperação e desenvolvimento, constituindo assim um valioso apoio. Existe a necessidade de frisar que para o conhecimento de todos os aspectos interessantes de um gráfico os cálculos são essenciais.
Os gráficos de uma função são exibidos através de um recorte retangular em uma janela de exposição (ou tela de inspeção), entretanto é preciso tomar cuidado pois a exibição do gráfico nessa janela de exposição normalmente é incompleta (retomando que para o conhecimento de todos os aspectos interessantes de um gráficos os cálculos são essenciais), sendo muito importante a escolha certa das dimensões “(x, y)”, o que pode ser feito através do conhecimento do domínio e imagem da função. Outra ferramenta é a ampliação da janela para uma visão mais global ou completa do gráfico.
Fig. 1 Janela Retangular.
Para a formação do gráfico, a máquina, assim como nós, marca pontos da forma (x, f(x)) para um certo número de valores igualmente espaçados em x. Se determinado valor de x estiver fora do