diversidade
Marielle de Souza Vianna*
Resumo
O presente artigo discute a importância do Ensino Religioso abordar o conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, uma vez que o ambiente escolar é o espaço privilegiado para promover o reconhecimento e a valorização da trajetória dos diferentes grupos sociais. Consideramos que os saberes abordados pela disciplina precisam ser pesquisados e contextualizados histórica e socialmente, ou seja, de modo interdisciplinar. A partir dessa perspectiva, destacamos que um dos grandes desafios para a educação é promover o respeito pelo outro como legítimo outro, sem o intento de homogeneizar as culturas, mas sim de celebrar a diversidade cultural.
Palavras chave: Ensino religioso. Interdisciplinaridade. Diversidade religiosa.
Escola, diversidade cultural e cidadania
Vivemos um momento em que muito se discute a questão da multiculturalidade.
Entretanto, a diversidade religiosa muitas vezes é tratada como um tabu no espaço escolar.
Por isso, se evidencia a importância de oportunizar acesso ao conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, considerando que a intolerância religiosa promove diversos tipos de discriminação, que em muitas ocasiões podem levar a graves conflitos.
Para viver democraticamente em uma sociedade multicultural é preciso conhecer e respeitar as diferentes culturas que a constituem. E o ambiente escolar é o espaço privilegiado para promover o conhecimento e a valorização da trajetória dos diferentes grupos sociais, pois só assim será possível superar atitudes de intolerância em relação às diferenças culturais.
A relevância do Ensino Religioso no Ensino Médio se mostra ao analisarmos o mundo plural em que vivemos, onde tantos conflitos de projeção mundial são marcados por questões étnico-religiosas. Desse modo, o diálogo inter-religioso surge como um
*
Licenciada em