Diversidade
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que diversidade é a existência de fatos sociais que estão presentes na maioria das nossas ações em sociedade. Essas existências são independentes de nossa vontade individual, podem ser compreendidas como construção histórica, cultural, biológica, linguística e outros. São infinitas as formas de diversidades, entretanto aprofundarei no trabalho a seguir apenas três conceitos de grandes valores na formação e transformação de uma sociedade: a diversidade histórica, a linguística e a cultural.
.
2 DESENVOLVIMENTO O conceito diversidade engloba um sentido muito amplo e tem diferentes aplicações. Falar sobre diversidade é entender a variedade de ideias, características ou elementos diferentes entre si. O significado da palavra está ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes óticas de visão.
Dentre as variantes da diversidade podemos destacar a diversidade cultural, ela agrupa as diferenças culturais entre as pessoas, manifestando na linguagem, danças, crenças, costumes, tradições, bem como na organização de uma sociedade. São práticas e ações sociais, que seguem um padrão determinado no espaço e tempo.
FIGURA 1 – Diversidade Cultural.
Fonte: EducarBrasil; SEMPRE TOPS.
Outra forma de diversidade pesquisada é a linguística, que consiste na existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e preservam aquelas que encontram em vias de extinção por falta de falantes. São através das línguas que nós encontramos o principal veículo de expressão. Quando uma língua deixa de existir, a cultura em questão corre o risco de ter o mesmo destino.
O autor Marcos Bagno, 2006, em seu livro Preconceito Linguístico, exemplifica que no Brasil, mesmo que a maioria da população fale a língua portuguesa, essa língua apresenta um alto grau de diversidade e de variabilidade, isso se deve não apenas à grande extensão territorial do país, mas também é