O Brasil
Instrumentos musicais da capoeira:
Fig.1 Reco-reco Fig.2 Agogô Fig.3 Caxixi
Fig.4 Cabaza Fig.5 Pandeiro Fig.6 Berimbau
O Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina e o quinto maior do mundo. Localiza-se na parte central nordeste da América do Sul. Originalmente habitado por índios, o Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Álvares Cabral. A chegada dos primeiros grupos de escravos africanos, com os seus cantos e danças, representou uma etapa fundamental na história da música brasileira, influenciando os diversos géneros que viriam a surgir: o afoxé, o maracatu, o maxixe ou o lundu ou lundum, uma dança de origem angolana que esteve na origem dom samba. As tradições portuguesas levadas pelos colonos tiveram também uma contribuição importante em alguns géneros musicais brasileiros: a modinha, uma espécie de canção lírica, é uma variação tipicamente brasileira da moda portuguesa.
Um dos géneros criados pelos escravos africanos do Brasil foi a capoeira, uma mistura de luta e dança. A capoeira é executada em sintonia com o ritmo ijexá e o seu movimento base é o gingado. A música determina o ritmo e o estilo do jogo, de acordo com o toque de capoeira. As canções são geralmente na forma abab: estrofe – refrão – estrofe – refrão ou como ladainhas, com narrativas mais longas.
O instrumento mais importante na roda de capoeira é o berimbau, um cordofone de corda percutida em que um bastão de madeira em forma de arco sustenta um cabo de aço esticado, com uma cabaça a servir de caixa de ressonância. A variação de altura é produzida pela pressão feita na corda por uma moeda ou por uma pequena pedra. O executante usa ainda, na mão do batente que percute a corda, uma pequena maraca de vime chamada caxixi.