Torneamento
TORNEAMENTO
Processo de maquinação com remoção de apara onde um sólido bruto é transformado num objecto cilíndrico com formas definidas e com precisão.
O torneamento é normalmente executado com ferramenta mono cortante podendo também ser executado com ferramentas com multiplo fio de cortee ate com brocas, alargadores e fresas. A figura mostra uma farramenta em trabalho com o sentido de rotação da peça e o deslocamento da ferramenta.
A força necessaria para retirar a apara é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta, firmemente presa ao porta-ferramenta (torreta), contrabalança a reação desta força. Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta.
São eles:
⦁ Movimento de rotação: movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.
⦁ Movimento de avanço: movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça.
Movimento de penetração: movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direcção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e espessura da apara .
1
2 3
1 – Movimento de rotação
2 – Movimento de avanço
3 – Movimento de penetração
A Máquina de Tornear
A máquina que faz o torneamento é chamada de torno. É uma máquina-ferramenta muito versátil porque, como já vimos, além das operações de torneamento, pode executar operações que normalmente são feitas por outras máquinas como a furadeira, a fresadora e a retificadora, com adaptações relativamente simples. (fig.1)
(fig.1)
O torno mais simples que existe é o torno universal. Estudando seu funcionamento, é possível entender o funcionamento de todos os outros, por mais sofisticados que sejam. Esse torno possui eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de