teoria de hume sobre a causalidade
Linguagem
Linguagem é a capacidade comunicativa dos seres. Pode manifestar-se por meio de imagens, cores, sons, cheiros e palavras. Há formas de linguagem que empregam vários desses elementos de uma única vez, como as histórias em quadrinhos, o cinema, a televisão.
Língua
Para Labov (1972) toda e qualquer ação linguística está relacionada a um fato social, e que a língua sofre interferências internas e externas.
Considerando assim, a língua como um sistema que varia no tempo, no espaço social, no espaço geográfico e num mesmo indivíduo, ela consegue integrar os falantes à sua comunidade, como também, lhes permite liberdade de escolher as palavras e frases que mais lhe convenham, criando uma maneira pessoal de usá-la.
Existem variações no modo de falar de cada falante. Essas variações não dependem de nossa vontade, de nosso gosto pessoal por esta ou aquela palavra, dependem da situação em que nos encontramos, da pessoa com quem falamos.
Assim, existem variações no modo de falar de uma mesma pessoa em suas diversas atividades. Em casa, falamos de forma natural, mais espontânea; em ambientes públicos, onde não há intimidade, somos levados a falar de forma menos espontânea, medindo palavras e gestos.
Também é possível observar variações no modo de falar ligadas à atividade exercida pelas pessoas: cada grupo profissional utiliza um modelo diferente de língua, e cada um deles tem seu valor comunicativo, sua eficiência própria. São exemplos: programadores de computador, químicos, médicos, etc.
Há, ainda, variações que dependem da região do pais em que a pessoa nasce ou vive. Um gaúcho e um cearense apresentam muitas diferenças de pronúncia e vocabulário, um carioca e um paulista também. Todos, no entanto, conseguem se entender, o que demonstra que falam a mesma língua.
Gramática
A gramática estuda as palavras, as relações que se estabelecem entre elas na oração e as relações que se estabelecem entre