Filosofia
David Hume nasceu no dia 7 de maio de 1711 em Edimburgo na Escócia. Apaixonou-se pelos estudos dos clássicos da filosofia muito cedo. Com 18 anos de idade lançou seu livro “A new scene of thought”. Permaneceu dois anos na França onde escreveu as duas primeiras partes de seu livro Tratado da Natureza Humana, obra considerada pelos especialistas como seu principal trabalho.
Hume, com ajuda de seus amigos, conseguiu o posto de conservador da Biblioteca dos Advogados, em Edimburgo. Cercado por trinta mil volumes e inúmeros manuscritos de importantes documentos, resolveu dedicar-se a historia. O fruto desse trabalho é uma Historia da Inglaterra, cujos volumes aparecem entre 1754 e 1762. Em 1763 foi nomeado secretario da Embaixada da Inglaterra em Paris.
Em julho de 1769, regressa a Edimburgo para retomar sua vida de estudos. Em março de 1775, a saúde de Hume começou a preocupar seus amigos. Logo se diagnosticou um tumor no fígado que rapidamente se agravou. Faleceu em Edimburgo no dia 27 de agosto de 1776.
2. A ciência da natureza humana como o novo cenário do pensamento: a propósito de Hume e Kant.
Acrescentando à designação do seu Tratado da Natureza Humana o subtítulo: “uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocinar nos assuntos morais”, indicou claramente quais os traços essenciais para Hume do novo cenário do pensamento. Hume não fica sozinho nessa “mudança”. Locke, Shaftesbury, Mandeille, Hutcheson e Butler como os mais recentes instauradores de um novo estilo de filosofar no Reino Unido.
Entretanto, esse novo cenário do pensamento veio a ser o desenrolar de uma grande ofensiva contra a metafísica tradicional desde a criação entre os antigos gregos. Ninguém melhor do que Kant para resumir o verdadeiro problema colocado pelo filosofo escocês:
Hume tomou como ponto de partida um único, mas importante conceito da metafísica, ou seja, o da conexão entre causa e efeito. Conclui então que a razão não tem faculdade de