Torneamento
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TORNEAMENTO
GUSTAVO CAMPAGNARO
KEVIN CHIEPPE
RAFAEL FERNANDES
RODRIGO ROSSONI
TIAGO BISI
ARACRUZ
2012
GUSTAVO CAMPAGNARO
KEVIN CHIEPPE
RAFAEL FERNANDES
RODRIGO ROSSONI
TIAGO BISI
TORNEAMENTO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Tecnologia Mecânica como parte da avaliação referente ao 6º período do curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Aracruz orientado pelo professor Braulio Santana.
ARACRUZ
2012
1. INTRODUÇÃO
O torneamento é um dos processos de fabricação mais antigos que existe, o torneamento surgiu nas oficinas de peças cerâmicas na confecção de vasos, tigelas e potes.
A sua evolução se deu com a da humanidade, pois com a necessidade de novos produtos, novas maquinas, precisou-se aprimorar os processos de fabricação de peças, onde o torneamento se tornou um processo que contempla peças se nao em todos, mais em quase todos os segmentos de máquinas.
Para se tornear uma peça, é necessario ter um torno. Existem varios tipos de torno, o seu uso é especifico para cada tipo de aplicação da peça a ser torneada.
Uma vez que temos o torno, temos que ter as ferramentas para tornear uma peça, onde cada tipo de material é necessario uma ferramenta especifica que atenda as caracteristicas do processo de retirada continua de cavaco. Pelo processo de torneamento podemos fazer inumeras peças, desde pinos roscados, punções, parafusos, eixos, roscas externas e internas, e etc. 2. TORNEAMENTO
O torneamento é a operação realizada pelo torno. Trata-se da combinação de três movimentos: movimento de corte (movimento rotativo realizado pela peaç), movimento de avanço (deslocamento da ferramenta de corte no decorrer da peça) e movimento de penetração (avanço da ferramenta em relação à peça). Em algumas aplicações, a peça pode ser