Engenharia
Um amplificador é um dispositivo que dispõe de dois terminais de entrada aos quais se aplica um sinal eléctrico de pequena amplitude e dois terminais de saída onde obtêm-se o sinal com a mesma forma de entrada ,porém de maior amplitude.
Figura.1.Esquema universal de um amplificador em emissor comum
Este circuito é frequentemente referido como sendo a configuração de amplificação universal utilizando transistores, significando esta designação que muitas outras configurações de amplificação utilizam como base a representada. Esta topologia é também designada de emissor comum, porque tanto a entrada como a saída têm como terminal comum do transistor o seu emissor. A função dos condensadores é bloquear as componentes contínuas que existam no sinal de entrada e que poderiam estar presentes no sinal de saída, de forma a que o circuito amplifique apenas sinais alternados. Para um correcto funcionamento do circuito amplificador, os componentes do esquema proposto necessitam de ser dimensionados adequadamente.
Polarização do Transistor
O termo "polarização do transistor" é utilizado para identificar a acto de colocar o ponto de funcionamento do transistor numa determinada região em relação às sua curvas características, o que se consegue através do dimensionamento das resistências R1, R2, RC e RE. Este ponto de funcionamento é escolhido de forma a que o amplificador funcione da forma desejada (em termos de ganho, excursão do sinal de saída, etc). Em geral isso implica uma escolha criteriosa das diversas correntes DC, isto é, os valores que existem para as correntes quando o circuito de amplificação se encontra desligado da entrada e da saída. Essa situação está representada na figura seguinte. Figura 2: Esquema de circuito para estabelecer as condições de funcionamento DC do amplificador.
IC≅ET-VBERE
Um outro aspecto prático importante consiste em assegurar que a corrente de base, IB, não perturbem