História da automação das biblioptecas
1994 palavras
8 páginas
Giorgio Franchino JuniorFaculdades Integradas Coração de Jesus
EVOLUÇÃO DA AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS NO BRASIL
Santo André, 4 de novembro de 2009
Sumário
INTRODUÇÃO
A preocupação em organizar o acervo das bibliotecas tradicionais em virtude do grande crescimento da informação e do registro bibliográfico, é antiga, data do fim da primeira metade do século passado. De lá pra cá, vários autores começaram a escrever sobre a necessidade de mudanças nas bibliotecas, com a incorporação de novos recursos tecnológicos baseados em computadores e automação, para que o acesso às informações, principalmente científicas e tecnológicas, fosse melhorado para o usuário.
Devido a importância histórica destaca-se a contribuição de Vannevar Bush, que em 1945, preocupado com o crescimento, o registro, o armazenamento e, principalmente, a consulta das informações científicas, apresentou o Memex, uma máquina para facilitar a disseminação da informação, sendo por isso considerado o pai da Biblioteca Digital (CUNHA, 1997). Em sua pesquisa sobre fontes de informação relacionadas a área de Bibliotecas Digitais, Cunha (1997) apresenta diversos trabalhos que registram: a história das bibliotecas no período de 1945 a 1985; os projetos para o desenvolvimento das Bibliotecas Digitais em vários países; as referências que tratam dos aspectos técnicos das áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação; as fontes de informação relacionadas a área de BD, tais como periódicos e eventos.
Os investimentos, principalmente dos governos americano e europeu, com milhões de dólares em vários projetos de fomento à criação de Bibliotecas Digitais, as conferências internacionais (p. ex., ACM Conference on Digital Libraries e ACM/IEEE Joint Conference on Digital Libraries) e os trabalhos de Silva, Sá e Furtado (2004), Ohira e Prado (2002), Cunha (1997), mostram como a