Torneamento
O que é? O torneamento é a operação realizada pelo torno. Trata-se da combinação de dois movimentos: rotação da peça e movimento de avanço da ferramenta. Em algumas aplicações, a peça pode ser estacionária, com a ferramenta girando ao seu redor para cortá-la, mas basicamente o princípio é o mesmo.
O movimento de avanço da ferramenta pode ser ao longo da peça, o que significa que o diâmetro da peça será torneado para um tamanho menor. Alternativamente a ferramenta pode avançar em direção ao centro, para o final da peça, o que significa que a peça será faceada.
O torneamento pode ser decomposto em diversos cortes básicos para a seleção de tipos de ferramentas, dados de corte e também para a programação de certas operações mais específicas, como rosqueamento, ranhuramento e mandrilamento.
São combinações das direções de avanço e rotação que podem resultar em superfícies cônicas ou curvas. Torno é uma máquina-ferramenta composta por uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras chamadas barramento, que por exigências de durabilidade e precisão são temperadas e retificadas. O barramento é a base de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessórios, como lunetas, cabeçote fixo e móvel, ...Para movimentos longitudinais, um torno básico têm um carro principal e um carro auxiliar para movimentos precisos e para movimentos horizontais um carro transversal. Permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça fixa por aperto a um cabeçote placa de 3 ou 4 pinças, sendo estas pinças individuais, essas placas podem ser de três pinças, se a peça for cilíndrica, ou quatro pinças, se o perfil da peça for retangular, ou fixadas entre os contra-pontos de centragem. Pelo desenvolvimento do torno mecânico, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias ao seu crescimento tecnológico, desde a