Ensaio sobre Fotojornalismo e Avaliação de Fontes de Informação
Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia
GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO
Ensaio sobre Fotojornalismo e Caracterização e Avaliação de Fontes Consultadas
15-12-2014
Ensaio sobre Fotojornalismo
Tal como afirma Jorge Pedro Sousa no seu livro Fotojornalismo: Uma Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa, “O fotojornalismo é uma actividade singular que usa a fotografia como um veículo de observação, de informação, de análise e de opinião sobre a vida humana e as consequências que ela traz ao Planeta. A fotografia jornalística mostra, revela, expõe, denuncia, opina. Dá informação e ajuda a credibilizar a informação textual. (…) O domínio das linguagens, técnicas e equipamentos fotojornalísticos é, assim, uma mais-valia para qualquer profissional da comunicação”.
Jorge Sousa acrescenta que ser fotojornalista é uma “(…) profissão que há mais de um século tem fornecido à humanidade a capacidade de se rever a si mesma e de contemplar representações do mundo através de imagens chocantes, irónicas, denunciantes, empáticas ou simplesmente informativas”.
De acordo com Reuel Golden, autor do livro Photojournalism: 1855 to the Present, “O bom fotojornalismo testemunha eventos que nós não íamos necessariamente observar ou nos quais nem queremos pensar. Numa definição básica, fotojornalismo é a apresentação de histórias através de fotografias e os fotojornalistas são jornalistas com câmaras”. Para este autor, “A guerra, a agitação social, a fome, os desastres naturais, a pobreza e a falta de habitação são as histórias principais contadas pelos fotojornalistas há mais de 150 anos” e “Os melhores fotojornalistas fazem-nos ver e sentir o que está a acontecer e, mais importante, forçam-nos a perguntar o porquê”.
Martin Keene, autor do livro Fotojornalismo : Guia Profissional, acredita que “A fotografia de imprensa não é só um