Foto
Escola de Comunicação Social UCPEL 2013
1
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA
Carlos Leonardo1 Recuero
“Só uma combinação adequada de luz e de sombra, em fotografia, revela as formas, os detalhes, as características, as cores, o assunto fotografado.” (Carlos Recuero).
A fotografia publicitária é uma forma de expressão onde se explora todo o potencial do assunto a ser fotografado. A fotografia de propaganda, publicitária é também chamada de ilustração comercial e surgiu de forma sistematizada após a primeira guerra mundial. Um grupo de fotógrafos, mestres das câmaras de estúdio, desenvolveu técnicas básicas utilizadas até hoje. As descobertas verificadas foram mantidas em segredo durante algum tempo por muitos e transmitidas a poucos auxiliares e aprendizes. Hoje, estas regras, são do conhecimento de um vasto número de fotógrafos profissionais e aplicadas em conjunto com as técnicas de estúdio, de iluminação e da ilustração comercial. A história da fotografia publicitária remonta a descoberta da fotografia e a evolução das objetivas, câmaras e materiais sensíveis à luz. Porém fatos externos a fotografia também contribuíram para o desenvolvimento da imagem publicitária e a sua consolidação como forma de ilustração comercial.
1
RECUERO, Carlos Leonardo. Jornalista e Publicitário, Fotógrafo profissional. Professor Universitário da Escola de Comunicação Social da UCPEL, nas disciplinas de Fotografia I, Fotografia II, Fotojornalismo e Fotografia Publicitária. Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Desenvolvimento Social pela UCPEL e mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. É pesquisador do Nupecom (Núcleo de pesquisas em Comunicação Social) da UCPEL.
2
“O advento da Guerra Civil entre os Estados da América (Guerra Secessão), e a ansiedade pública em relação às notícias, provocaram um grande aumento na circulação de jornais e revista. A manufatura de