Diversidade Religiosa E Direitos Humanos
DIVERSIDADE
RELIGIOSA
E DIREITOS
HUMANOS
Rosa Maria Godoy Silveira1
Lilian Blanck de Oliveira2
Simone Riske-Koch3
Elcio Cecchetti4
Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
(Nelson Mandela)
1- O HUMANO E A TRANSCENDÊNCIA
Desde tempos remotos na história, dos inícios da presença humana na Terra, os seres humanos têm buscado respostas para o enigma da sua própria existência e da criação do Universo como um todo, bem como do sentido da vida terrena e após a morte. Nessa busca, o humano criou formas de comunicação e linguagem, inventou e aprimorou tecnologias e produziu os mais variados tipos de conhecimentos, como o religioso, o artístico, o filosófico, o científico, entre outros.
Inseridos em diferentes sociedades, os sujeitos, cada qual com seus territórios e territorialidades, ao inventarem artefatos para suprirem suas necessidades, construíram e atribuíram diversos significados às suas experiências. Deste modo, o agir humano foi se configurando além da pura materialidade, por meio de uma práxis
1
Pós Doutorado em História. Docente da Universidade Federal da Paraíba nos Programas de Mestrado de História e Ciências Jurídicas/Área Direitos Humanos.
2
Doutorado em Teologia – Área: Educação e Religião. Docente na Universidade Regional de Blumenau no Programa de Mestrado de Desenvolvimento Regional – FURB/SC.
3
Mestrado em Educação. Coordenadora e docente no Curso de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso na Universidade Regional de Blumenau - FURB/SC.
4
Mestrado em Educação. Assistente Técnico-Educacional na Assessoria de Formação e Prática Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina – SED/SC.
1
DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS social impregnada pela reflexão e significação das coisas do mundo
(ANDRÉ; LOPES, 1995).
Os seres