APS 1 Direito Civil I Capa
FACULDADE DE DIREITO, CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS – FADE
CURSO DE DIREITO
PRINCÍPIOS DO DIREITO CIVIL
GOVERNADOR VALADARES
2015
BRAULIO FERREIRA DA CUNHA
PRINCÍPIOS DO DIREITO CIVIL
APS – Atividade Prática Supervisionada de Direito Civil I, apresentado ao Curso de Direito da Faculdade de Direito, Ciências Administrativas e Econômicas da Universidade Vale do Rio Doce, como requisito para obtenção de nota. Apresentado ao Profa. Rosimary Mafra Nunes Leite.
QUESTÕES DA APS PARA O DIA 31/03/2015
GOVERNADOR VALADARES
MARÇO/2015
INTRODUÇÃO
Responder:
a) – Qual o papel dos princípios no Direito Civil?
b) – Qual a importância jurídica da dignidade da pessoa humana?
c) – O que significa boa-fé
d) – O que é função social dos contratos?
DESENVOLVIMENTO
a) – Qual o papel dos princípios no Direito Civil?
Regular as relações jurídicas entre os indivíduos particulares. Suas regras e disposições buscam disciplinar as relações pessoais, nos negócio jurídicos, nas famílias, nas obrigações, nos contratos, nas propriedades e nos demais direitos reais, além das sucessões (a grosso modo, a disposição dos bens de um indivíduo falecido).
b) – Qual a importância jurídica da dignidade da pessoa humana?
O princípio da dignidade da pessoa humana nasce para proteger o ser humano, mantendo e garantindo o viver com dignidade, e o respeito recíproco. No século XX, o homem busca felicidade, o viver dignamente, condutas respeitosas e confiança. No entanto, cabe ressaltar, que o pensar não deve estar voltado só para si, mas também no outro, de forma a realizar, não somente a sua própria felicidade, mas também a do próximo.
Portanto, um novo modelo surge com a finalidade de proteção de todo o povo. Este princípio mudou todo o ordenamento. A Carta Magna contém princípios que, no dizer da maioria dos juristas, são vigas mestras que alicerçam o sistema